Geração de Leads
O passo a passo de como fazer
Do básico ao avançado, aprenda mais sobre Geração de Leads: o que é, como fazer, por que fazer e muito mais.
Sabia que apenas 20% dos leads estão prontos para comprar na primeira conversão? Por isso, ter um processo de geração de leads eficaz se tornou uma demanda prioritária para sustentar qualquer negócio B2B.
Então, se você realmente quer gerar leads da maneira certa, invista um tempo do seu dia e leia os aprendizados que compartilhamos por aqui. Temos certeza de que eles farão você trilhar os caminhos mais eficazes na construção de uma máquina de vendas B2B.
Neste guia você vai encontrar:
IMPORTANTE
Procure sempre avaliar se essas etapas estão de acordo com a realidade e as necessidades do seu negócio, ok?
Prospecção Ativa ou Outbound
É o processo de buscar o cliente de forma ativa e “caçar” as oportunidades, através do contato direto com prospects que normalmente ainda não conhecem sua empresa. Este contato pode ocorrer via ligações telefônicas (cold call), email (cold email) ou visitas pessoais (abordagem porta a porta – PAP).
Bastante utilizado em vendas B2B (business-to-business), pois permite a empresa contatar os melhores leads e fechar vendas maiores. Saiba mais sobre a prospecção ativa.
Inbound Marketing
Segundo a HubSpot, é o “conjunto de técnicas que envolve a criação e o compartilhamento de materiais específicos para um determinado público que será impactado de acordo com o que busca na Internet”. Dentre as técnicas utilizadas, podemos destacar:
SEO (Search Engine Optimization)
Processo de otimização de um site para melhorar sua classificação nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisas em relação a palavras-chave ou termos específicos.
Marketing de Conteúdo
Estimula um potencial cliente a compartilhar suas informações de contato em troca do download ou consumo de materiais ricos como ebooks e webinars.
Engenharia como Marketing
É isso mesmo que você leu: equipes de engenheiros de software atuando dentro da sua área de marketing para criar produtos e ferramentas gratuitas para o seu público alvo. Na Econodata, por exemplo, formamos uma equipe multidisciplinar que atua no desenvolvimento de ferramentas gratuitas como o Gerador de Leads Grátis e a Calculadora Gratuita de Mercado.
Mídias Pagas
Consiste no direcionamento de anúncios digitais para públicos-alvo especificamente segmentado, normalmente com o objetivo de atraí-los para uma página de venda do seu produto ou serviço. Alguns das estratégias mais comuns:
- Anúncios em buscas na internet (Search Engine Marketing – SEM)
- Banners em sites da internet (Display Ads)
- Anúncios em redes sociais (Social Ads)
Redes Sociais
As mídias sociais têm sido usadas para construir relacionamentos com leads em potencial, através da interação para se obter informações valiosas sobre suas necessidades e interesses. Na prática isso ocorre via publicação constante de conteúdos envolventes, a veiculação de anúncios e o uso de ferramentas para monitorar e analisar os perfis de usuários.
Co-marketing
Estratégia em que duas ou mais empresas trabalham juntas para promover seus produtos ou serviços. O objetivo é aumentar a exposição e gerar mais receita para as empresas envolvidas. Isso geralmente inclui compartilhar recursos, como listas de e-mail, mídias sociais e conteúdo, e combinar esforços para alcançar um público-alvo mais amplo.
Representantes e Afiliados
Modelo de negócios onde o afiliado promove produtos ou serviços de outra empresa e, em troca, recebe uma comissão pelos leads gerados. Este modelo é habitualmente adotado por empresas que oferecem produtos digitais, como cursos online, ebooks, software, plataformas, entre outros.
Eventos online e offline
Ser palestrante de eventos ou investir em patrocínio traz a possibilidade de captar informações de contato dos participantes de uma feira comercial ou conferência específica, desde que sejam respeitadas as diretrizes da LGPD.
Indicações
É o processo no qual os clientes atuais ou antigos de uma empresa são incentivados a indicar novos potenciais clientes para a sua empresa. Isso pode ser feito através de programas de recomendação, ofertas de recompensas ou simplesmente pedindo aos clientes para indicar amigos ou colegas.
Marketing Viral
São campanhas compartilhadas espontaneamente por usuários que ajudam a aumentar a conscientização sobre um produto ou marca. É criado para ser compartilhado facilmente pelas redes sociais. Pode ser muito eficaz, pois permite que uma marca alcance um público amplo de forma rápida e relativamente barata.
Alguns dos exemplos citados acima aparecem também no livro Tração, de Gabriel Weinberg e Justin Mares, que lista os 19 canais que contribuem para a geração de leads. São eles:
19 Canais para geração de leads
Fishing
É o processo de procurar ativamente clientes ou clientes em potencial para uma empresa. Pode ser feito por meio de ligações, e-mail marketing, eventos e mídias sociais. O objetivo é identificar e conectar-se com empresas que possam estar interessadas em seus produtos ou serviços, com o objetivo de convertê-los em clientes fixos. Acesse o nosso blog e descubra mais sobre fishing de leads.
E-mail Marketing
Existem algumas técnicas comuns para gerar leads por e-mail marketing:
Oferecer conteúdo rico e aprofundado em troca de informações de contato, como ebooks e webinars.
Utilizar formulários de inscrição em newsletters e campanhas de e-mail para coletar informações de contato.
Segmentar sua lista de contatos com base em interesses e comportamentos, para enviar conteúdo mais relevante.
Utilizar técnicas de automação de marketing para enviar e-mails personalizados e relevantes para cada lead.
Lembrando que, para gerar leads de qualidade por meio de e-mail marketing, é preciso seguir as boas práticas como:
- Ter uma lista de contatos opt-in
- Segmentar corretamente sua base
- Oferecer um conteúdo relevante e personalizado para cada lead.
Landing pages
Formulários de contato e chatbots
Anúncios pagos
SEO e marketing de conteúdo
Redes sociais
Pop-ups e barras de notificação
Como gerar leads de graça
GERADOR DE LEADS GRÁTIS
Conheça a nossa ferramenta feita para ajudar profissionais de marketing e vendas B2B na busca por leads grátis com dados atualizados e confiáveis.
Outras opções disponíveis: Sites de sindicatos, associações e de transparência pública.
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Como gerar leads com ferramentas pagas
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