Geração de Leads

O passo a passo de como fazer 

Do básico ao avançado, aprenda mais sobre Geração de Leads: o que é, como fazer, por que fazer e muito mais.

Geração de Leads

Sabia que apenas 20% dos leads estão prontos para comprar na primeira conversão? Por isso, ter um processo de geração de leads eficaz se tornou uma demanda prioritária para sustentar qualquer negócio B2B.

Então, se você realmente quer gerar leads da maneira certa, invista um tempo do seu dia e leia os aprendizados que compartilhamos por aqui. Temos certeza de que eles farão você trilhar os caminhos mais eficazes na construção de uma máquina de vendas B2B.

Geração de Leads

Neste guia você vai encontrar:

Etapa 1
  1. Aquisição

O primeiro contato do cliente com sua empresa pode ocorrer de duas formas distintas:

a) Atração:

O primeiro contato acontece por iniciativa do potencial cliente, normalmente impactado por estratégias de inbound marketing como anúncios online, conteúdos encontrados no Google, redes sociais, eventos, entre outras. São estratégias em que sua empresa precisa passivamente aguardar os leads chegarem.

b) Prospecção:

O primeiro contato acontece via prospecção ativa, ou seja, um contato direto com o potencial cliente por iniciativa de um representante da sua empresa. É uma estratégia que produz excelentes resultados, pois sua empresa escolhe os melhores leads e busca ativamente o contato com eles, normalmente antes da concorrência.

Etapa 2
2. Qualificação

Em seguida, esses leads são qualificados por uma equipe de pré-vendas através da verificação se eles atendem aos requisitos de perfil de cliente ideal da sua empresa. Isso inclui, por exemplo, obter informações como se o lead tem orçamento e autoridade para tomar decisões de compra.

Etapa 3
3. Conversão

Por fim, os leads qualificados serão trabalhados pela equipe comercial com o objetivo de convertê-los em clientes através de ações de vendas, como ligações, cadência de e-mails, reuniões, envio de proposta, negociação e follow-ups.

Etapa 4
4. Mensuração

Cada etapa do processo de geração de leads demanda monitoramento, mensuração e ajustes constantes. Somente desta forma, ele poderá ser continuamente aprimorado para atingir e superar os resultados esperados para o seu negócio.

  1. Aquisição

O primeiro contato do cliente com sua empresa pode ocorrer de duas formas distintas:

a) Atração:

O primeiro contato acontece por iniciativa do potencial cliente, normalmente impactado por estratégias de inbound marketing como anúncios online, conteúdos encontrados no Google, redes sociais, eventos, entre outras. São estratégias em que sua empresa precisa passivamente aguardar os leads chegarem.

b) Prospecção:

O primeiro contato acontece via prospecção ativa, ou seja, um contato direto com o potencial cliente por iniciativa de um representante da sua empresa. É uma estratégia que produz excelentes resultados, pois sua empresa escolhe os melhores leads e busca ativamente o contato com eles, normalmente antes da concorrência.

2. Qualificação

Em seguida, esses leads são qualificados por uma equipe de pré-vendas através da verificação se eles atendem aos requisitos de perfil de cliente ideal da sua empresa. Isso inclui, por exemplo, obter informações como se o lead tem orçamento e autoridade para tomar decisões de compra.

3. Conversão

Por fim, os leads qualificados serão trabalhados pela equipe comercial com o objetivo de convertê-los em clientes através de ações de vendas, como ligações, cadência de e-mails, reuniões, envio de proposta, negociação e follow-ups.

4. Mensuração

Cada etapa do processo de geração de leads demanda monitoramento, mensuração e ajustes constantes. Somente desta forma, ele poderá ser continuamente aprimorado para atingir e superar os resultados esperados para o seu negócio.

Importante

IMPORTANTE

Procure sempre avaliar se essas etapas estão de acordo com a realidade e as necessidades do seu negócio, ok?

Prospecção Ativa ou Outbound

Prospecção Ativa ou Outbound

É o processo de buscar o cliente de forma ativa e “caçar” as oportunidades, através do contato direto com prospects que normalmente ainda não conhecem sua empresa. Este contato pode ocorrer via ligações telefônicas (cold call), email (cold email) ou visitas pessoais (abordagem porta a porta – PAP).

Bastante utilizado em vendas B2B (business-to-business), pois permite a empresa contatar os melhores leads e fechar vendas maiores. Saiba mais sobre a prospecção ativa.

Inbound Marketing

Segundo a HubSpot, é o “conjunto de técnicas que envolve a criação e o compartilhamento de materiais específicos para um determinado público que será impactado de acordo com o que busca na Internet”. Dentre as técnicas utilizadas, podemos destacar:

SEO

SEO (Search Engine Optimization)

Processo de otimização de um site para melhorar sua classificação nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisas em relação a palavras-chave ou termos específicos.

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo

Estimula um potencial cliente a compartilhar suas informações de contato em troca do download ou consumo de materiais ricos como ebooks e webinars.

Engenharia como Marketing

É isso mesmo que você leu: equipes de engenheiros de software atuando dentro da sua área de marketing para criar produtos e ferramentas gratuitas para o seu público alvo. Na Econodata, por exemplo, formamos uma equipe multidisciplinar que atua no desenvolvimento de ferramentas gratuitas como o Gerador de Leads Grátis e a Calculadora Gratuita de Mercado.

Mídias Pagas

Mídias Pagas

Consiste no direcionamento de anúncios digitais para públicos-alvo especificamente segmentado, normalmente com o objetivo de atraí-los para uma página de venda do seu produto ou serviço. Alguns das estratégias mais comuns:

  1.  Anúncios em buscas na internet (Search Engine Marketing – SEM)
  2.  Banners em sites da internet (Display Ads)
  3.  Anúncios em redes sociais (Social Ads)
Redes Sociais

Redes Sociais

As mídias sociais têm sido usadas para construir relacionamentos com leads em potencial, através da interação para se obter informações valiosas sobre suas necessidades e interesses. Na prática isso ocorre via publicação constante de conteúdos envolventes, a veiculação de anúncios e o uso de ferramentas para monitorar e analisar os perfis de usuários.

Redes Sociais
Co-marketing

Co-marketing

Estratégia em que duas ou mais empresas trabalham juntas para promover seus produtos ou serviços. O objetivo é aumentar a exposição e gerar mais receita para as empresas envolvidas. Isso geralmente inclui compartilhar recursos, como listas de e-mail, mídias sociais e conteúdo, e combinar esforços para alcançar um público-alvo mais amplo.

Representantes e Afiliados

Representantes e Afiliados

Modelo de negócios onde o afiliado promove produtos ou serviços de outra empresa e, em troca, recebe uma comissão pelos leads gerados. Este modelo é habitualmente adotado por empresas que oferecem produtos digitais, como cursos online, ebooks, software, plataformas, entre outros.

Representantes e Afiliados
Eventos online e offline

Eventos online e offline

Ser palestrante de eventos ou investir em patrocínio traz a possibilidade de captar informações de contato dos participantes de uma feira comercial ou conferência específica, desde que sejam respeitadas as diretrizes da LGPD.

Indicações

Indicações

É o processo no qual os clientes atuais ou antigos de uma empresa são incentivados a indicar novos potenciais clientes para a sua empresa. Isso pode ser feito através de programas de recomendação, ofertas de recompensas ou simplesmente pedindo aos clientes para indicar amigos ou colegas.

Indicações
Marketing viral

Marketing Viral

São campanhas compartilhadas espontaneamente por usuários que ajudam a aumentar a conscientização sobre um produto ou marca. É criado para ser compartilhado facilmente pelas redes sociais. Pode ser muito eficaz, pois permite que uma marca alcance um público amplo de forma rápida e relativamente barata.

Alguns dos exemplos citados acima aparecem também no livro Tração, de Gabriel Weinberg e Justin Mares, que lista os 19 canais que contribuem para a geração de leads. São eles:

19 Canais para geração de leads

Canais para geração de leads
Canais para geração de leads
Fishing

Fishing

É o processo de procurar ativamente clientes ou clientes em potencial para uma empresa. Pode ser feito por meio de ligações, e-mail marketing, eventos e mídias sociais. O objetivo é identificar e conectar-se com empresas que possam estar interessadas ​​em seus produtos ou serviços, com o objetivo de convertê-los em clientes fixos. Acesse o nosso blog e descubra mais sobre fishing de leads.

E-mail marketing

E-mail Marketing

Existem algumas técnicas comuns para gerar leads por e-mail marketing:

Oferecer conteúdo rico e aprofundado em troca de informações de contato, como ebooks e webinars.

Utilizar formulários de inscrição em newsletters e campanhas de e-mail para coletar informações de contato.

Segmentar sua lista de contatos com base em interesses e comportamentos, para enviar conteúdo mais relevante.

Utilizar técnicas de automação de marketing para enviar e-mails personalizados e relevantes para cada lead.

E-mail marketing

Lembrando que, para gerar leads de qualidade por meio de e-mail marketing, é preciso seguir as boas práticas como:

  1.  Ter uma lista de contatos opt-in
  2.  Segmentar corretamente sua base
  3.  Oferecer um conteúdo relevante e personalizado para cada lead.
E-mail marketing
Landing pages

Landing pages

Formulários de contato e chatbots

Formulários de contato e chatbots

Anúncios pagos

Anúncios pagos

SEO e marketing de conteúdo

SEO e marketing de conteúdo

Redes Socias

Redes sociais

Pop-ups e barras de notificação

Pop-ups e barras de notificação

Como gerar leads de graça

Ferramenta Gratuita

GERADOR DE LEADS GRÁTIS

Conheça a nossa ferramenta feita para ajudar profissionais de marketing e vendas B2B na busca por leads grátis com dados atualizados e confiáveis.

Gerador de Leads
Importante

Outras opções disponíveis: Sites de sindicatos, associações e de transparência pública.

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Importante

Outras opções disponíveis: Sites de sindicatos e associações de transparência pública.

Como gerar leads com ferramentas pagas

Econodata
Ramper
RD Station
SharpSpring
HubSpot

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