Esta seção compreende as unidades que realizam atividades de ensino público e privado, em qualquer nível e para qualquer finalidade, na forma presencial ou à distância, por meio de rádio, televisão, por correspondência ou outro meio de comunicação. inclui tanto a educação ministrada por diferentes instituições do sistema regular de educação, nos seus diferentes níveis, como o ensino profissional e a educação continuada (exemplos: cursos de idiomas, cursos de aprendizagem e treinamento gerencial e profissional)..
Nesta seção estão incluídas as academias militares, escolas em prisão, etc., em seus respectivos níveis..
A educação especial oferecida para pessoas portadoras de necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino, está incluída nas três etapas da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio)..
A educação de jovens e de adultos, modalidade de educação escolar, deve ser classificada no nível de ensino oferecido (fundamental ou médio). o ensino supletivo faz parte do ensino fundamental e médio..
A educação à distância não é um tipo de ensino e sim, uma maneira de ministrálo, sendo cabível na educação seriada (educação básica e educação superior) e na educação profissional e continuada..
As creches, de todos os tipos, estão incluídas na educação..
A desagregação das categorias nesta seção leva em consideração a lei de diretrizes e bases (lei nº 9.394 de 1996)..
O ensino profissionalizante está destacado dos demais, segundo níveis técnico e tecnológico, seguindo as diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional de nível técnico, definidas na resolução do conselho nacional de educação/comissão de educação básica (cne/ceb) nº 04/99..
Quando uma instituição atua em mais de um nível da educação seriada, é classificada na classe cnae correspondente ao nível mais elevado..
Esta seção compreende também o ensino de esportes, arte e cultura e as atividades de apoio à educação..