A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) foi fundada em 1º de setembro de 1950, no Rio de Janeiro, por iniciativa de José Schermann, Francisco Arduíno, Clementino Fraga Filho, Heitor Felix e Nelson Nogueira. O primeiro Estatuto da SBEM foi esboçado em agosto de 1950 e permaneceu em vigor até 1954.
Em 1954, em reunião na Santa Casa de São Paulo, foi fundada a regional São Paulo e, concomitantemente, foi adotado pela primeira vez o nome "Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia". A SBEM possui regionais em diversos estados do Brasil, além da regional São Paulo, como Rio Grande do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná, Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Goiás, Alagoas, Maranhão, Pará, Mato Grosso, Espírito Santo, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Amazonas, Sergipe, Bahia, e outras.
A SBEM atua no setor da saúde, promovendo a Endocrinologia e Metabologia e valorizando seus associados através da qualificação, titulação e suporte, com estímulo à educação continuada e à pesquisa. A SBEM realiza diversos eventos científicos, como o Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia (CBEM), o Congresso Brasileiro de Atualização de Endocrinologia e Metabologia (CBAEM), o Simpósio Acadêmico de Endocrinologia e Metabologia (SAEM), o Simpósio Integrado de Endocrinologia do Exercício (SIEEX), o Curso de Imersão em Metabolismo Ósseo (CIMO), o Encontro Brasileiro de Endocrinologia Pediátrica (EBEP), o Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT), o Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia (SINE), o Curso Itinerante de Adrenal e Hipertensão (CIAH), o Curso Itinerante de Neuroendocrinologia (CINE) e o Curso Avançado em Endocrinologia Feminina e Andrologia (CAEFA), entre outros.
A SBEM também publica a revista "Archives of Endocrinology and Metabolism", anteriormente conhecida como "Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia", que é indexada no Index Médico Latino-Americano e Excerpta Medica. O público-alvo da SBEM são médicos especialistas em Endocrinologia e Metabologia, estudantes de medicina e outros profissionais de saúde interessados na área.
A SBEM recebeu diversos prêmios e reconhecimentos por seus trabalhos na área da Endocrinologia e Metabologia. Em 2014, a SBEM entregou pela primeira vez os prêmios SBEM Luiz Cesar Povoa, José Dantas de Souza Leite, Antonio Barros de Ulhôa Cintra e José Schermann, que reconhecem a excelência em pesquisa e atuação na área.
A SBEM também foi responsável pela organização do International Congress of Endocrinology (ICE) no Rio de Janeiro em 2008, um dos maiores eventos da área da Endocrinologia no mundo. A SBEM é reconhecida como uma das principais instituições de Endocrinologia e Metabologia no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento da área através de seus eventos, publicações, programas de educação continuada e ações de pesquisa.